Imprimir

Notícias / Agronegócios

MT deve encerrar safra com mais da metade da produção brasileira

Especial para o Olhar Direto - Thalita Araújo

Mato Grosso deverá encerrar a safra 2011/2012 de algodão representando mais da metade de toda a produção nacional do período. De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Economia Agropecuária (Imea), a participação do Estado deve chegar a 53,5% da produção brasileira.

O percentual representa cerca de 1 milhão de toneladas de algodão. Isso porque, além de Mato Grosso já ser o principal produtor de algodão do país, nesta safra, a Bahia, outro estado no topo do ranking de produção, sofreu com problemas climáticos que reduziram a quantidade de algodão a ser colhido.

Superoferta de algodão faz preço cair e reduz expectativa da próxima safra

Preço baixo do algodão em pluma preocupa produtores no sul de MT


A safra total no país, que vinha sendo estimada em 1,95 milhão de toneladas, agora deve ser fechada em 1,86 milhão. Essa redução, embora pequena, é bastante significativa, no sentido em que pressiona os estoques para baixo e sustenta os preços do algodão em pluma no mercado interno.

A diminuição dos números estimados na safra bahiana resultou em alta nas cotações de preços durante a primeira quinzena de agosto, de acordo ainda com o Imea. Em algumas cidades mato-grossenses os valores da pluma tiveram alta de 1,6% a 2,71%.
Imprimir