Imprimir

Notícias / Educação

Técnicos da UnB suspendem greve e esperam confirmação de acordo

G1

Os servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília (UnB) decidiram em assembleia nesta terça-feira (21) suspender a greve da categoria iniciada há 72 dias. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), a previsão é que as atividades sejam retomadas na próxima segunda-feira (27).

O coordenador-geral do Sintfub, Antônio Cesar de Oliveira Guedes, afirmou que os servidores aguardam a assinatura de acordo com o governo federal nesta quarta-feira. “Se não for assinado, como está previsto, vamos avaliar o retorno da greve em outra assembleia, marcada para quinta-feira.”

Guedes diz que os principais ganhos da categoria foram o reajuste de 15% até 2015 e os incentivos de qualificação e capacitação. “Não conseguimos recuperar a inflação desde 2010, época do último reajuste, mas acho que foi um ganho por causa da posição do governo, que insistia em não dar nada.”

O sindicato calcula que 85% dos 2.750 técnico-administrativos da UnB aderiram à paralisação. Serviços como o da biblioteca, da garagem e do restaurante universitário foram prejudicados.

Professores
Em assembleia realizada na última sexta-feira (17) os professores da UnB decidiram colocar fim à greve que durava 89 dias. Na ocasião, 130 professores foram favoráveis ao fim da paralisação, 115 foram contrários.

Parte dos docentes, porém, questionou a validade da decisão porque a assembleia foi marcada para discutir o adiamento da eleição do novo reitor, prevista para ocorrer nesta semana. O fim da paralisação dos docentes não estava na pauta e seria discutido em encontro nesta terça (21).
Imprimir