Imprimir

Notícias / Política BR

Confederação de grevistas diz que vai acionar STF contra corte de ponto

G1

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) informou na manhã desta quarta-feira (22) que prepara um documento para questionar, no STF, a decisão do governo de cortar o ponto dos servidores em greve.

Na noite de terça-feira (21), o Ministério do Planejamento anunciou o corte de ponto de 11.495 grevistas. De acordo com o ministério, eles sofrerão o desconto dos dias parados no salário de agosto, a ser pago a partir de 1º de setembro.

A ação preparada pelo Condsef deve ser protocolada no STF nas próximas horas, informou a assessoria de imprensa da Confederação.

O governo estima em 70 mil o número de servidores em greve. Segundo os sindicatos das categorias em greve, 350 mil servidores federais paralisaram as atividades em todo o país.

De acordo com o Ministério do Planejamento, há 582,4 mil servidores ativos no Poder Executivo.

Negociações
Nesta quarta-feira, o governo tem nova rodada de negociações com categorias em greve. Ao longo dos últimos dias, o secretário Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, tem recebido os grevistas para chegar a um acordo sobre o fim das paralisações.

Estão previstos na agenda do secretário para esta quarta, encontros com representantes dos servidores da Funai, da Fiocruz, do Itamaraty, do Condsef, do Inmetro e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
Imprimir