Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Tinta de tatuagem causou onda de infecções de pele nos EUA, diz estudo

Bem Estar

Uma onda de casos de graves infecções de pele em quatro estados americanos pode ter sido causada por uma tinta usada em tatuagens, informaram pesquisadores na revista científica “New England Journal of Medicine”.

O problema foi detectado em Nova York, Colorado, Iowa e Washington, com 22 casos confirmados e 30 suspeitos. A equipe do departamento de saúde de Nova York investigou os 19 casos do estado -- 14 deles confirmados.

Todos os 19 pacientes fizeram tatuagens no mesmo estúdio com o mesmo tatuador. O profissional seguiu todas as recomendações de saúde: o local era limpo, ele usava equipamentos esterilizados, luvas descartáveis e tinha as autorizações necessárias. O problema, descobriram os pesquisadores, era na tinta.

O tatuador havia comprado uma tinta cinza em um congresso de tatuadores em 2011, pré-diluída pelo fabricante antes da venda. O departamento de saúde encontrou em amostras da tinta a bactéria Mycobacterium chelonae, prima da tuberculose que causa irritações fortes na pele.

O microorganismo é encontrado normalmente na água de torneira. Os pesquisadores suspeitam que a tinta tenha sido diluída na fabricação com água contaminada.

Os pacientes apresentaram fortes coceiras, feridas, bolhas e pus no local da tatuagem e precisaram ser medicados com antibióticos. A tinta utilizada foi retirada do mercado.
Imprimir