Imprimir

Notícias / Economia

Produção industrial no Japão sobe 5,2% em abril

EFE

A produção industrial do Japão subiu 5,2% em abril em relação ao mês anterior, a segunda alta mensal seguida e a maior em 56 anos, informou nesta sexta-feira o Ministério da Economia, Comércio e Indústria japonês.

A produção em mineração e nas fábricas japonesas se situou em um valor de 74,3, frente à base de 100 estabelecida em 2005, segundo os dados do governo.

Os novos dados são melhores que os esperados pelos analistas da agência local "Kyodo", que previam um aumento de 3,2%.

A produção industrial no Japão se recuperou pelo segundo mês consecutivo graças a uma ligeira melhora da demanda doméstica e internacional de produtos manufaturados, incluindo os tecnológicos e os do setor automotivo, segundo o Executivo.

O aumento da produção industrial japonesa em abril, o mais rápido registrado desde março de 1953 --quando ganhou 7,9%--, acontece após a alta de 1,6% registrada em março, a primeira do indicador em seis meses.

Por sua vez, o índice de transporte de mercadorias via marítima se recuperou até aumentar 2,3%, até 74,8 pontos, enquanto os estoques industriais caíram 2,7%, até 97,1 pontos, sobre a base de 100 de 2005.

Para os próximos meses, o Ministério da Economia prevê um avanço da produção industrial de 8,8% em maio, seguido de outro de 2,7% em junho.

Imprimir