Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Campanha contra a gripe ultrapassa meta em Cuiabá

Da Assessoria- Secom Cuiabá

A Campanha Nacional contra a Gripe atingiu 83% das 42.428 mil pessoas existentes em Cuiabá com idade a partir de 60 anos quando a meta do Ministério da Saúde era de 80%. A imunização teve início no dia 20 de abril e termina amanhã, dia 29. Os idosos que porventura ainda não tenham tomado a vacina terão até as 17 horas  de ontem para procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência (Centro de Saúde ou PSF).

Para atingir a meta, a Secretaria de Saúde de Cuiabá, por meio da Vigilância a Doenças e Agravos (Vigidat), intensificou as ações inclusive promovendo vacinação em locais de grande concentração de idosos, a exemplo dos Centros de Convivência e reuniões de grupos da melhor idade.

A enfermeira Ivanete Fortunato, da Vigidat, explica que atingir a meta é garantir uma vida muito mais saudável ao idoso, que são mais vulneráveis às doenças pulmonares agudas, como conseqüência da gripe. Protegê-los de complicações mais sérias é o objetivo da Campanha de Vacinação do Idoso, que começou a se r realizada em 1999.

A vacina, informa a enfermeira, diminui o risco de se contrair a doença em 90% dos casos e raramente provoca reações. “A vacinação contra a gripe em idosos contribui para diminuir as internações hospitalares e óbitos por problemas respiratórios”, completa Ivanete Fortunato, ressaltando que o vírus influenza acomete todos os grupos etários, mas a ocorrência da doença em maiores de 60 anos pode ter conseqüências muito mais graves.




Imprimir