Imprimir

Notícias / Educação

Mais de 100 acadêmicos participam de oficina de formação para bolsistas

Da Assessoria/Unemat

Mais de 100 acadêmicos vindos de 10 campi da Universidade do Estado de Mato Grosso estão em Cáceres desde domingo (26.08), onde permanecem até quarta-feira (29.08), para participar da 2ª etapa de seleção do Programa de Formação de Células Cooperativas (FOCCO). São oferecidas 48 vagas para bolsistas, sendo uma para cada curso de graduação.

O FOCCO é uma nova política da Unemat de incentivo ao protagonismo estudantil que busca estimular a permanência e aprovação e taxa de conclusão dos cursos de graduação, por meio da formação de células de aprendizagem cooperativa.

Esta etapa de formação inclui palestras e oficinas de elaboração de projetos. Os acadêmicos receberão subsídios para elaborar uma proposta de célula de aprendizagem cooperativa, podendo ser qualquer tema, assunto, conteúdo, que possa colaborar com aumento de rendimento e aprovação dos alunos nos cursos de graduação.

Cada célula de aprendizagem deverá ser organizada e mantida pelo aluno bolsista, que reunirá outros acadêmicos da Universidade com o objetivo de promover a discussão e estudo que colabore com a aprovação dos participantes em seus cursos de graduação.

São considerados critérios para seleção nesta 2ª etapa a capacidade de interação com os colegas, disposição para planejar e executar projetos de aprendizagem, capacidade de organizar grupos de estudo com outros estudantes, competências interpessoais e habilidade para articular um grupo de estudo e natureza, qualidade e viabilidade do projeto de aprendizagem proposto.

A seleção inclui ainda entrevista realizada nos dias 28 e 29 de agosto. O resultado do processo seletivo será divulgado em 03 de setembro.

FOCCO - A bolsa é no valor mensal de R$ 400, com carga horária de12 horas e vigência de no máximo quatro meses, relativos ao período de setembro a dezembro de 2012, podendo ser renovada mediante atendimento de novo edital em 2013.
Imprimir