Imprimir

Notícias / eleições 2012

Tempo da propaganda eleitoral gratuita será recalculado no TRE

Da Redação - Laura Petraglia

Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o tempo da propaganda eleitoral gratuita será novamente recalculado e redistribuído entre os candidatos a prefeito. A novo cálculo reconsidera as migrações interpartidárias entre os deputados federais eleitos em 2010 para nova distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita para as eleições de outubro deste ano.

A mudança decorre de retotalizações feitas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos Estados nas eleições para deputado federal. Essa recontagem dos votos ocorre quando um candidato que estava com o registro negado no dia da votação passa a ter a candidatura aceita após a análise de seu recurso. Com isso, os votos que eram considerados inválidos, passam a ser válidos e contabilizados.

52% não conhecem os candidatos; 10% não votariam em nenhum deles
Mauro Mendes espera crescer nas pesquisas com programa eleitoral
Mendes: programa eleitoral vai virar policial no 2º turno


Em Mato Grosso, por exemplo, Ságuas Moraes (PT) chegou a assumir a vaga na Câmara Federal, mas a partir da recontagem dos votos válidos perdeu o lugar par Nilson Leitão (PSDB).

Em Cuiabá, a cerimônia acontecerá às 17 horas desta terça-feira, 28 de agosto de 2012, no cartório da 51ª zona eleitoral. A juíza Rita Soraya Tolentino convida candidatos e representantes de partidos políticos a acompanhar os trabalhos.

A cerimônia servirá apenas para apresentar o novo cálculo do tempo destinado a cada candidato. A ordem de exibição será mantida seguindo o sorteio realizado na primeira cerimônia, no dia 9 de agosto.


 

Imprimir