Imprimir

Notícias / Educação

Inscrições para Projeto do MINC de integração da Educação e Cultura vão até dia 3

Da Assessoria do evento

Ainda estão abertas as inscrições para o evento que reunirá em Campo Grande, nos dias 18 e 19 de setembro, grupos artísticos, arte-educadores, professores, estudantes, representantes de universidades, museus, bibliotecas, movimentos sociais e governo. Trata-se da formação de um coletivo para a elaboração de uma política pública que integre cultura e educação, baseada nas experiências bem sucedidas em curso na sociedade. O evento é gratuito e acontecerá na Escola de Governo de Campo Grande (Av. Pres. Ernesto Geisel, 4.009 - bairro Amambaí). As inscrições podem ser feitas pelo site www.artedeeducar.org.br até o dia 3 de setembro.

O encontro faz parte do projeto Um Plano Articulado para Cultura e Educação, desenvolvido pelo Ministério da Cultura e pela ONG Casa da Arte de Educar que acontecerá nas cinco regiões brasileiras. Campo Grande foi o município escolhido para representar a Região Centro-Oeste e sediará a terceira etapa do projeto. Essa escolha passou por diversos critérios como diversidade de equipamentos culturais e educacionais, consonância com as políticas públicas, vulnerabilidade e boas práticas educacionais. Porto Velho, Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro foram os selecionados nas demais regiões brasileiras.

Todo o espaço físico destinado ao evento terá elementos que representam a cultura local em suas diversas manifestações como arte, gastronomia etc. Serão criados quatro subgrupos mesclando participantes da área da cultura e da área da educação que, em salas separadas, apresentarão e discutirão os principais desafios e soluções de suas práticas cotidianas. Dessa forma, ampliarão o conhecimento que um setor tem sobre o outro.

Baseados nessas experiências de intercâmbio, esses grupos, utilizando a metodologia Mandala dos Saberes (vencedora do Prêmio Itaú/UNICEF, essa metodologia promove o diálogo entre a diversidade cultural e educacional da comunidade, aproximando o saber acadêmico do saber cotidiano), construirão um campo intersetorial, onde as práticas pedagógicas e as práticas culturais estejam integradas. Os participantes terão a possibilidade de circularem pelas outras salas, a fim de visualizar, refletir e discutir sobre as mandalas construídas e vão preparar uma manifestação artística para apresentação no encerramento do evento.

O resultado da aplicação do projeto Um Plano Articulado para Cultura e Educação dará origem a uma publicação e dois vídeos aproximando as práticas pedagógicas e culturais que servirão, ainda, como formação continuada para professores e agentes culturais.

A Casa da Arte de Educar

A Casa da Arte de Educar desenvolve um trabalho de Educação Integral e educação de Jovens e Adultos. Nasceu da reunião de educadores das favelas com profissionais do meio acadêmico que juntos buscavam colaborar para a qualificação da educação pública. Além das duas unidades no Rio de Janeiro, a organização realiza atividades em âmbito nacional. Sua metodologia, a Mandala dos Saberes, está presente em cerca de 15.000 escolas em todo o país e foi vencedora do Prêmio Itaú/Unicef 2009. Em 13 anos de atividades a Casa da Arte de Educar realizou 27 projetos distintos atingindo diretamente 5.700 pessoas e, indiretamente, outras 20.000.
Imprimir