Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Cezar Peluso se despede do STF e pede perda de mandato de Cunha

De Brasília - Vinícius Tavares

O ministro Cezar Peluso pediu a perda de mandato do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) pelos crimes de corrupção passiva e peculato. Os crimes constam da acusação feita na Ação Penal 470 que está sendo julgada no Supremo Tribunal Federal.

Veja a cobertura em tempo real do Mensalão no Olhar Jurídico

Foi o último voto proferido por Peluso antes de sua aposentadoria, marcada para ocorrer na próxima segunda-feira (3.9). Ainda que ele participe das próximas sessões, marcadas para amanhã e segunda-feira, ele já proferiu seu voto.

Peluso votou com o relator em todas as acusações, com exceção do crime de lavagem de dinheiro e por peculato noc aso da contratação da empresa jornalística IFT, quando Cunha era o presidente da Câmara dos Deputados.

O ministro também apresentou a dosimetria das penas para cada réu que condenou. As penas determinadas pelo ministro foram: para João Paulo Cunha, seis anos e 100 dias de prisão e perda do cargo eletivo; para Marcos Valério, 16 anos de prisão em regime fechado e multa de três salários mínimos; para Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, 10 anos e oito meses de prisão em regime fechado e três salários mínimos de multa; para Henrique Pizzolato, oito anos de prisão em regime fechado e um salário.
Imprimir