Imprimir

Notícias / Educação

Premissas da Redesim são apresentadas ao Colégio de Vogais da Jucemat

Da Assessoria/Jucemat

Representantes dos Governos Estadual e Federal e de entidades de classe que compõem o Colégio de Vogais da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), receberam informações atualizadas sobre o funcionamento da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). O conteúdo foi apresentado pelo presidente da Jucemat, Roberto Peron, durante a sessão Plenária, na sede da Autarquia, na tarde de terça-feira (28.08). A iniciativa visa dar conhecimentos aos vogais e atualizar as informações do Registro Mercantil no Brasil.

Roberto Peron pontuou a demora dos processos devido os órgãos não estarem integrados. “O grande problema para a formalização dos negócios no Brasil está na falta de integração de cadastros, processos e procedimentos dos diversos órgãos federativos. A idéia da Redesim é superar esses obstáculos”.

Em Mato Grosso, o processo para implementação da Redesim está em fase de licitação para adquirir o software do Regin (Sistema de Registro Integrado). O mesmo é utilizado por seis Estados brasileiros. Funciona como uma ferramenta de integração regional das instituições, no sentido de unificar os procedimentos de abertura, alteração, transformação do registro mercantil, entre União, Estado e Municípios. Esta integração vem atender a Redesim, implantada pela Lei 11.598 em dezembro de 2007. Além de possibilitar a documentação num só processo (Junta Comercial) e um cadastro unificado, dará grandes vantagens ao contribuinte: documentos em um só lugar; agilidade no processo; menor custo ao contribuinte; informação para fiscalização; cadastro unificado e a Junta Comercial conectada com todos os links.

Para o vogal Lídio Moreira dos Santos, representante da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), a Redesim representa uma evolução em todos os segmentos. “O governo está fazendo a integração para agilizar os processos e fechar as portas da sonegação. Acredito que em pouco tempo o sistema será realidade em Mato Grosso, facilitando os procedimentos para o cidadão”, declarou.

PREMISSAS - Premissas são informações essenciais para a formação do sistema. No caso da Redesim elas são compostas por iniciativas: compartilhar e integrar processos e procedimentos; evitar a duplicidade de exigências; garantir a linearidade do processo, da perspectiva do usuário (ou seja, o usuário tem uma visão única do processo), entrada única de dados cadastrais e documentos, independência das bases de dados e informação compartilhada.

Imprimir