Imprimir

Notícias / Brasil

Segurança nas fronteiras é debatida no encerramento do 2º SISAM, no AM

G1

Delegados da Polícia Federal (PF) se reuniram nesta sexta-feira (31) para o último dia do 2º Seminário Internacional de Segurança da Amazônia (SISAM), realizado desde a última quarta (29) em Manaus. O evento deste ano discutiu o tema "Segurança para uma Amazônia Sustentável".

Cerca de 20 delegados de toda a Região Norte participaram do encontro. O presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Ribeiro, chefiou o seminário que discutiu, dentre outros temas, as dificuldades de trabalho enfrentadas pelos agentes na Amazônia.

"A região amazônica é quase continental e com sua tríplice fronteira requer cooperação para solucionar as dificuldades de intercâmbio. A grande contribuição deste evento chama-se cooperação de segurança, tanto internacional quanto entre os órgãos de segurança do Brasil", disse o presidente da ADPF.

Segundo o diretor regional da associação, o pequeno efetivo nas áreas de fronteira é um problema que precisa ser solucionado com rapidez. "Os desafios enfrentados pela Polícia Federal e delegados são a falta de recursos humanos para trabalhar aqui. Na Região Norte, geralmente as pessoas que passam em concurso são de outros estados e logo são removidas. Precisamos com urgência que o Governo Federal se sensibilize e lote mais delegados da PF e policiais das demais carreiras aqui na região", afirmou o diretor-geral da ADFP, Sávio Pizón.

As mudanças propostas pelos delegados durante o seminário serão encaminhadas ao Ministério da Justiça.
Imprimir