Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Mensalão: veja minuto a minuto dos votos de Barbosa e Lewandowski

Da Redação - Rodivaldo Ribeiro – De Brasília - Vinícius Tavares

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje (03) a segunda das sete etapas do julgamento da Ação Penal 470 – que trata do chamado mensalão. Cinco réus já foram condenados na primeira fase. O julgamento recomeça com apenas dez ministros, sem Cezar Peluso, que completa 70 anos hoje e foi aposentado compulsoriamente. A sessão segue com a leitura do voto do ministro-relator da AP 470, Joaquim Barbosa.

Barbosa continua a corroborar sua decisão sobre imputação do crime de gestão fraudulenta de instituição financeira aos dirigentes do Banco Rural. São citados, portanto, a ex-presidenta do Banco Rural Kátia Rabello, o ex-vice-presidente do Rural José Roberto Salgado, o ex-diretor Vinícius Samarane e a ex-executiva Ayanna Tenório.

Dias Tóffoli evita falar sobre julgamento do Mensalão em congresso de direito em MT

Para o relator o crime de gestão fraudulenta consistiu na concessão de empréstimos supostamente simulados para o financiamento do esquema de compra de apoio político e lavagem dos valores ilicitamente movimentados. Para o Ministério Público Federal, os dirigentes foram coniventes ao ocultar o real risco dos créditos concedidos.

Acompanhe a cobertura em tempo real no Olhar Jurídico.

Imprimir