Imprimir

Notícias / Educação

Turmas de alfabetização terão minibiblioteca em sala de aula a partir de 2013

ABr

A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) rebaixou a nota de crédito da Gol de 'B+' para 'B' em escala nacional por conta do fraco desempenho operacional da companhia nos últimos trimestres. A perspectiva para o rating é estável.

De acordo com a S&P, o excesso de capacidade de oferta de assentos em voos no país associado à pressão de custos de combustíveis e ao real depreciado ? que aumenta os gastos denominados em dólares ? deve resultar em fluxo de caixa negativo para a Gol neste ano. E a perspectiva é que a recuperação ocorra em ritmo lento.

'Acreditamos que as iniciativas da empresa para reduzir a capacidade, as quais são cruciais para melhorar o desempenho, demandarão mais tempo para serem implementadas e, dessa forma, os resultados financeiros vão demorar mais para apresentar melhoras', destacam os analistas Rafaela Vitoria e Marcus Fernandes, da S&P, em nota.

A estimativa da agência de classificação de risco é que a Gol só volte a apresentar margem operacional positiva ao fim de 2013, de cerca de 3%. A própria Gol já reconheceu que o indicador deve fechar este ano no vermelho.

Apesar do rebaixamento, a S&P ressalta que o perfil de liquidez da Gol ainda é adequado e que a companhia deve manter sua capacidade de honrar o pagamento das dívidas durante o período mais crítico para os resultados operacionais.

'Mitigando os riscos estão a estratégia prudente de liquidez da Gol, a qual inclui sólidas reservas de caixa e baixos vencimento das dívidas nos próximos dois anos, além de sua sólida posição de mercado na indústria aérea brasileira', avalia a agência.
Imprimir