Imprimir

Notícias / Política BR

Supremo condena dois réus ligados ao banco Rural

De Brasília -- Catarine Piccioni

Os ministros Rosa Weber, Luiz Fux, José Dias Toffoli e Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), votaram nesta quarta-feira (5) pela condenação de dois dos quatro réus da ação penal 470 (mensalão) ligados ao banco Rural: Kátia Rabello (dona do Rural) e José Roberto Salgado (ex-vice-presidente do banco) por gestão fraudulenta. Em relação à mesma acusação contra Vinícius Samarane (vice-presidente do bancoo) e contra Ayanna Tenório (ex-dirigente da instituição), eles votaram pela condenação e pela absolvição, respectivamente. 

Ministro revisor diverge de relator e absolve dois por gestão fraudulenta

Relator do caso, o ministro Joaquim Barbosa pediu a condenação dos quatro réus. Já o ministro revisor do processo, Ricardo Lewandoswski, recomendou a absolvição de Ayanna e de Samarane. Outros quatro ministros ainda precisam votar – Gilmar Mendes, Celso de Mello, Ayres Britto e Marco Aurélio de Mello. Os ministros que já se pronunciaram podem mudar o voto. O julgamento deve ser retomado nesta quinta-feira.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), os quatro réus permitiram empréstimos simulados para o PT e para as agências de publicidade de Marcos Valério. Eles teriam permitido e renovado as transações mesmo com a falta de garantias ou mesmo sem o preenchimento do cadastro dos clientes da instituição financeira. O dinheiro, segundo o MPF, teria alimentado o esquema de compra de votos de parlamentares no Congresso.



Imprimir