Imprimir

Notícias / Educação

Unemat firma acordo para intercâmbio de jovens entre Brasil e Alemanha

Da Assessoria/Unemat

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) assinou acordo de cooperação com a Sociedade Educadora e Cultural de Integração Brasil/Alemanha (Seciba) visando promover o intercâmbio solidário e humano entre jovens dos dois países. A iniciativa propiciará a oportunidade dos estudantes ampliarem seus conhecimentos culturais, éticos, políticos e linguísticos, por meio de ações voluntárias.

O intercâmbio ocorrerá em anos alternados. A cada dois anos um grupo de jovens brasileiros, com idade entre 16 e 25 anos, viaja à Alemanha e nos anos intermediários um grupo de jovens alemães vem ao Brasil.

O acordo prevê também a vinda de dois estudantes ao Brasil, pelo período de um ano, com o objetivo de estudar na Unemat e, nos tempos livres, estagiar junto ao projeto Gonçalinho, de cunho social e utilidade pública administrado pela Seciba. Todas as despesas de viagem são de responsabilidade da Sociedade Educadora e Cultural de Integração Brasil/Alemanha.

Os participantes brasileiros do intercâmbio serão selecionados por meio de edital específico, ainda sem data para ser divulgado. Na Unemat, a coordenação é desempenhada pelo docente do departamento de Letras, Valdir Silva.

Gonçalinho - O projeto funciona há 11 anos com atendimento a crianças carentes do bairro Cavalhada II, em Cáceres. Atualmente recebe uma média diária de 60 crianças entre 3 e 12 anos, dividas entre os turnos da manhã e da tarde. São desenvolvidas atividades didáticas e lúdicas, como música, discussões, pinturas, jogos, colagem e cozinha, além de oferecida alimentação.

A cada ano, a Alemanha envia dois jovens para atuar no Gonçalinho. Eles dividem suas atividades entre os estudos na universidade e o trabalho voluntário, auxiliando nas atividades com as scrianças e em trabalhos de melhoria de estrutura.
Imprimir