Imprimir

Notícias / Agronegócios

Geada prevista para quarta-feira ameaça 65% da safrinha no PR

Safras e Mercado

A Somar Meteorologia prevê a ocorrência de queda acentuada de temperatura e de formação de geada em áreas produtoras de milho safrinha do Paraná na próxima quarta-feira (03). As geadas devem atingir as regiões de Cascavel, Palotina e de Campo Mourão, de forte produção de milho safrinha.

De acordo com o meteorologista Márcio Custódio, o clima no estado permanece chuvoso até sábado. A partir de domingo, a chuva diminui e já na segunda-feira(01/06), a temperatura começa a cair, podendo atingir mínimas de 2 a 4 graus na quarta-feira (03).

A temperatura será baixa na quarta-feira, mas como a massa de ar polar(centro de alta pressão) não é muito intensa, a geada tende a ficar concentrada nas regiões oeste e centro-oeste do Paraná, sem que atinja o Mato Grosso do Sul, diz o meteorologista. A previsão é de temperatura acima de 4 graus para Mato Grosso do Sul na quarta-feira.

Na avaliação do Departamento de Economia Rural-Deral, uma geada nesse momento traz grande preocupação aos produtores de milho safrinha, que já amargam perda de produção superior a 9% com a estiagem que atingiu as lavouras. De acordo com a técnica Margoreth Demarchi, as regiões sob ameaça de geada abrangem cerca de 62% da produção estadual de milho safrinha.

Dados de campo do Deral da semana passada (últimos disponíveis), indicavam colheita de 1% para o milho safrinha no Paraná, com 11% das lavouras em desenvolvimento, 36% em floração, 39% em frutificação e 14% em fase de maturação. As condições das lavouras oscilavam entre ruins (20%), médias (34%) e boas (46%).
Imprimir