Imprimir

Notícias / Política BR

STF retoma julgamento do Mensalão e Senado faz esforço concentrado

De Brasília - Vinícius Tavares

Enquanto os deputados federais folgam, os senadores dão um tempo para as campanhas eleitorais e retomam mais uma semana de esforço concentrado para votações de matérias de debates em comissões da Casa. Por falta de quórum devido às eleições, a CPI Mista do Cachoeira no Congresso Nacional não terá sessões em setembro. A previsão é de retomada dos trabalhos em outubro.

Taques mantém rigor quanto a greves de servidores previsto em projeto de Aloysio
Senado aprova projeto que autoriza reestruturação do resíduo da dívida do Estado
Cidinho homenageia Jonas Pinheiro, Vetoratto e Auro Ida em sua posse
Congresso não pode debochar da sociedade, diz Jaime sobre código

Já do outro lado da Praça dos Três Poderes, os ministros do Supremo Tribunal Federal retomam o julgamento da Ação Penal 470 (Mensalão) com a análise dos supostos crimes de lavagem de dinheiro cometidos pelo grupo de Marcos Valério, com apoio de dirigentes da instituição financeira de Minas Gerais, para encobrir os pagamentos de propinas a políticos em troca de apoio no Congresso.

Senado define calendário de esforço concentrado para segundo semestre

A pauta de votações do Senado, que com início na terça-feira (11.9), deve incluir o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 16/2012, que cria um novo benefício no Programa Bolsa Família. O prazo para a votação do projeto, oriundo da Medida Provisória (MP) 570/2012, vai até 25 de setembro.

As medidas previstas no texto fazem parte do programa Brasil Carinhoso, lançado em maio pela presidente Dilma Roussef, e também incluem a transferência de recursos da União para apoiar a educação infantil, novas regras para o programa Minha Casa, Minha Vida e autorização para o uso do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) no setor da educação.

Também na terça-feira está prevista votação do (PLS 676/2011) do senador Lobão Filho (PMDB-MA) que considera crime hediondo o que envolve desvio de verbas destinadas a programas de educação e saúde. O projeto deverá constar da pauta da próxima reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e em seguida será enviado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa.

Na quarta-feira (12.9) os senadores da Subcomissão Permanente da Água, que funciona no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), discutirão em audiência pública a questão da viabilidade dos grandes reservatórios de água e sua importância diante das mudanças climáticas.

A realidade do bioma Cerrado será tema de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) na quinta-feira (13.9). Segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado é reconhecido como a savana mais rica do mundo em diversidade biológica, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. Além dos aspectos ambientais, o bioma tem grande importância social, já que muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais.
Imprimir