Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Mensalão: siga início da apreciação do quarto item da denúncia do MPF

Da Redação - Rodivaldo Ribeiro

O julgamento da Ação Penal 470 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) começa hoje (11) uma nova etapa. O chamado processo do Mensalão chega ao seu vigésimo primeiro dia e avalia o crime de lavagem de dinheiro, quarto item da denúncia apresentada em 2006 pelo Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com o MPF, os réus dos núcleos financeiro e publicitário se uniram para montar um “sofisticado mecanismo de branqueamento de capitais”, que permitia distribuição de dinheiro do mensalão "sem deixar vestígios". A procuradoria também afirma que o esquema entre o Banco Rural e o grupo do publicitário Marcos Valério começou em 1998, durante a campanha para o governo de Minas Gerais e por isso mesmo classificado como “mensalão mineiro” ou "mensalão tucano".

Para o PT, o esquema consistia na emissão de cheques pelas empresas do publicitário Marcos Valério para pagamento de supostos fornecedores, quando na verdade o dinheiro era desviado às mãos de parlamentares para votação de temas de interesse do governo Lula. Os réus dessa etapa são os integrantes do núcleo financeiro – os ex-dirigentes do Banco Rural Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Ayanna Tenório e Vinícius Samarane – e os do núcleo publicitário – Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Rogério Tolentino, Simone Vasconcelos e Geiza Dias.


Acompanhe aqui a cobertura minuto a minuto

Imprimir