Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Sonífero faz homem acordar de coma após sete anos

G1

Um remédio normalmente usado como sonífero fez um sul-africano acordar de um coma de sete anos. Ayanda Nqinana estava desacordado desde 2005, quando sofreu um acidente de carro, e acordou no dia 29 de agosto.

No acidente, Ayanda fraturou a bacia e as pernas, além de sofrer sérias lesões no cérebro. Desde então, ele estava internado em um hospital de East London, no leste do país.

Em agosto, sua mulher Nomfundo leu uma reportagem sobre o medicamento Stilnox. Essa pílula é usada como um remédio para dormir, mas, segundo especialistas citados na matéria, produzia o efeito contrário em pessoas com lesões cerebrais.
saiba mais

Após acidente e coma de um mês, jovem retomou a vida e hoje é pai

Nomfundo, que visitava o marido todos os dias no hospital, insistiu para que os médicos tentassem esse tratamento inusitado. Nos primeiros cinco dias, não houve nenhum resultado. No sexto dia, a mulher estava no caminho de casa quando recebeu uma ligação do hospital pedindo que retornasse, pois o marido estava falando.

“A primeira coisa que me disse, em Xhosa [língua nativa bastante falada na África do Sul], foi ‘você está aqui? Eles te chamaram para vir para cá?’. Eu não podia acreditar. Apenas peguei uma cadeira e sentei”, contou a mulher ao jornal sul-africano “City Press”, citado pelo site "News 24".

Desde então, Ayanda segue sua impressionante recuperação e se lembra de quase tudo. Mantém longas conversas com o filho Ayavuya, de nove anos, e investe na recuperação dos músculos, que se atrofiaram depois de sete anos parados.

Imprimir