Imprimir

Notícias / Mundo

Hamas e Fatah voltam a se atacar e seis morrem na Cisjordânia

G1

Um novo conflito entre integrantes dos grupos palestinos Hamas e Fatah dentro da Cisjordânia terminou em seis mortos nesse domingo (31).

O tiroteio começou após policiais do Fatah irem a uma casa para deter homens do grupo armado do Hamas, Azedin al Kasam, na cidade de Qalqilya.

Após uma guerra dentro da Faixa de Gaza em 2007, o Hamas expulsou as forças do Fatah da Faixa de Gaza. Por sua vez, o Fatah é quem domina a Cisjordânia deixando ainda mais enfraquecido o poder palestino em ambos territórios (veja mais no infográfico abaixo).

Nesse domingo, ao verem os policiais do Fatah, integrantes do Hamas começaram a atirar, segundo o canal de TV do Hamas, al Aksa. Três policiais do Fatah, dois homens do Hamas e mais o dono da casa foram mortos.

“Atribuímos a (Mahmoud) Abbas a responsabilidade pessoal do assassinato de nossos santos lutadores, que têm como papel a erradicação da resistência (contra Israel)”, afirmou o porta-voz do Hamas em Gaza, Fawzi Barhum.

“Foi um ato de alta traição contra a resistência palestina ante a ocupação israelense”, afirmou o porta-voz do Ministério do Interior do governo do Hamas em Gaza, Ihab al Ghusein.

No sábado (30), o Hamas afirmou que 22 de seus integrantes haviam sido detidos por forças do Fatah na Cisjordânia. Segundo a agência de notícias “Reuters”, a acusação foi de esconder armas e lavagem de dinheiro.
Imprimir