Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Mensalão: siga minuto a minuto o voto de Barbosa sobre 6º capítulo

Da Redação – Rodivaldo Ribeiro

Durante esta semana (pelo menos), o Supremo Tribunal Federal (STF) avalia se existiu mesmo o esquema de propina para parlamentares da base aliada, chamado de esquema do mensalão pela imprensa e que originou a Ação Penal 470. Hoje, o ministro-relator, Joaquim Barbosa, apresenta seu voto sobre o valerioduto quando de seu funcionamento no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O próprio Barbosa já avisou que este será um dos momentos mais longos de todo o julgamento, pois é o item que contém vários políticos como réus. Outro momento bastante aguardado é o da possível proposição do presidente do STF, Carlos Ayres Britto, de sessões extras nas manhãs das quartas-feiras para acelerar o julgamento.

Em instantes, o relator Joaquim Barbosa defenderá seu voto sobre o sexto capítulo da denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) e as acusações que pesam sobre os réus são de corrupção ativa, corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro entre os partidos da base aliada do governo Lula, entre 2003 e 2004. 23 dos 37 réus estão elencados neste item.

Acompanhe a cobertura em tempo real no Olhar Jurídico.

Imprimir