Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Incêndio consome área do Parque Estadual da Serra Azul no araguaia

De Barra do Garças, Francis Amorim, para o Olhar Direto

Um incêndio de origem criminosa já devastou uma grande parte do Parque Estadual da Serra azul, no perímetro urbano de Barra do Garças. O fogo começou no domingo (16), na região do discoporto e se alastrou rapidamente. A guarnição de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros com o auxílio da ONG Associação Amigos dos Animais conseguiu nesta tarde de segunda-feira, controlar as chamas.

Segundo o diretor da Unidade Regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Cleber Fabiano, foi preciso o uso de uma técnica fogo-contra-fogo controlar o incêndio que consumiu cerca de 400 hectares da área de preservação ambiental. “Infelizmente, alguém de forma criminosa ateou fogo nas proximidades do centro de visitação e as chamas se alastraram rapidamente”, informou.

Equipes da Sema, Bombeiros e brigadistas da Associação dos Amigos dos Animais ainda estão no parque para evitar novos focos de incêndio. Como a técnica aplicada conseguiu controlar s chamas, o acompanhamento é necessária para que o fogo não atinja outras áreas. “Foram 24 horas de combate intenso. As equipes vazaram a noite tentando apagar o fogo”, disse o diretor da Sema.

De acordo com levantamento do órgão, desde 2007 não havia registro de queimadas no Parque Estadual da Serra Azul, considerado hoje um dos locais de maior visitação de turistas em Barra do Garças pela existência de uma replica de um disco voador simbolizando um aeroporto para Objetos Voadores não Identificados (OVNIs’).

Imprimir