Imprimir

Notícias / Política BR

Governo construirá casas para famílias que perderam tudo em inundação no PI

Folha Online

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou ontem que as 770 famílias que perderam suas casas e se cadastraram para receber auxílio, ganharão novas residências. O rompimento da barragem de Algodões 1, em Cocal, norte do Estado, deixou milhares de desabrigados e ao menos sete mortes.

Ontem Dias esteve em Cocal e também assegurou que o governo tentará garantir um auxílio financeiro para garantir a aquisição de bens perdidos, como camas, aparelhos de TV, geladeiras, entre outros itens.

No final da semana o governo do Estado liberou R$ 750 mil para os municípios atingidos pela inundação.

O governador afirmou que em um prazo de dez dias as estradas de acesso às comunidades da zona rural de Cocal e do município de Buriti dos Lopes, que permanecem isoladas sejam recuperadas. "Em quinze dias vamos concluir todo o cadastramento das famílias e os projetos para início das obras definitivas nos dois municípios", disse Dias.

De acordo com o prefeito de Cocal, Fernando Sales (DEM), 23 comunidades foram atingidas sendo que 14 delas estão isoladas. Segundo a prefeita de Buriti dos Lopes, um levantamento indica que são 450 famílias atingidas, 150 casas foram destruídas.

Equipe do Exército chegou a Cocal para ajudar as vítimas de inundação causada pelo rompimento da barragem de Algodões 1.

Investigação

O Ministério Público Federal no Piauí instaurou um procedimento investigatório para apurar as causas e apontar possíveis responsáveis pelo rompimento da barragem.

Em nota, a Procuradoria informou que vai "oficiar aos órgãos competentes pela construção e manutenção da barragem para saber quais as causas que concorreram para o rompimento". Um parecer técnico será elaborado.

"É necessário cautela, pois neste momento não podemos apontar responsáveis sem um documento técnico que revele as causas que concorreram para o rompimento de Algodões 1", disse o procurador-chefe do Ministério Público Federal no Piauí, Kelston Lages.
Imprimir