Imprimir

Notícias / Educação

Aulas na UFMT retornam na próxima segunda-feira; decisão é do Consepe

Da Redação - Victor Cabral

As aulas da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) vão ser retomadas na próxima segunda-feira (24). A decisão é do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que se reuniu no final da tarde de ontem (20).

A greve dos professores foi encerrada na última quarta-feira (18), após 127 dias de paralisação. No mesmo dia, a Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat) havia decidido que as aulas retornariam apenas no dia 1º de outubro, mas o conselho, que é formado por representantes dos alunos, técnicos e corpo docente, tomou outro rumo e adiantou o início das atividades. 

 Professores da UFMT decidem encerrar greve após quatro meses parados
 IFMT recua e finaliza greve após meses; só UFMT ainda segue paralisada

O novo calendário ainda não foi apresentado e a previsão é que em uma reunião agendada para dia 1º de outubro seja definida a programação de aula. As férias coletivas e recesso de fim de ano também serão discutidos na ocasião.

O Ministério da Educação (MEC) quer a reposição completa do período em greve. Cada instituição terá autonomia para montar o calendário, porém, as aulas devem prosseguir até o ano de 2013.

A greve

A greve na UFMT teve início em 17 de maio. Nas reuniões, os professores ressaltavam que a categoria estava sendo desvalorizada por todos os governos.

Em julho, a greve chegou a atingir 56 das 59 universidades federais, além de 34 institutos federais de Educação Tecnológica. Os professores reivindicavam a reestruturação da carreira e melhores condições de infraestrutura nas instituições, além de melhorias salariais.


Atualizada
Imprimir