Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Câmara de Manaus aprova lei que estabelece vacinação contra HPV

G1

Estudantes adolescentes da rede pública municipal de ensino de Manaus serão beneficiados com a implantação do programa de imunização contra HPV. A Lei nº 311 de 28 de agosto de 2012, que garante a imunização das jovens foi aprovada e promulgada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).

De acordo com a nova lei publicada na edição do último dia 21, no Diário Oficial do Município (DOM), torna-se obrigatória a vacinação contra o HPV, tendo como público alvo meninas e jovens de 11 a 16 anos, com ênfase às meninas com 11 e 12 anos de idade que integram o grupo de estudantes das escolas da rede pública do município.

Conforme prevê a lei, o trabalho de imunização será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em cooperação com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Já as despesas decorrentes dessa campanha ficarão por conta da dotação orçamentária da área da saúde.

A nova lei estabelece que seja realizada de campanha publicitária esclarecendo o que é o HPV (vírus do papiloma humano) - um dos principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento do câncer do colo do útero nas mulheres e a necessidade de vacinação das meninas que serão atendidas.

O município terá o prazo de 180 dias, a contar da data da publicação da lei, para iniciar o programa de vacinação em toda rede municipal de ensino.
Imprimir