Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Planta carnívora usa tentáculo para comer inseto; veja vídeo

G1

Que o mundo animal possui predadores rápidos, não é novidade para ninguém.
Basta ver o ataque de leopardos e leões nas savanas africanas ou de aves de rapina que mergulham no ar para capturar uma presa no bico.

Mas agora cientistas da Universidade de Freiburg, na Alemanha, descobriram que uma espécie de planta carnívora "catapulta" insetos para o seu interior assim que sente movimentos nos tentáculos (veja o vídeo).

Nos primeiros segundos da gravação, é possível verificar uma espécie de mosca que se aproxima da planta, até que um dos tentáculos dela é ativado, prende o inseto e o leva para o interior.

O estudo publicado nesta quarta-feira (26) na revista científica "PLoS ONE" dá detalhes de como funciona o mecanismo de captura da Drosera glanduligera, encontrada principalmente no sul da Austrália.

Segundo os pesquisadores, os tentáculos são impulsionados por um leve toque, que é quando prendem o inseto e fazem o movimento até o centro da planta. A presa não desgruda durante o funcionamento desse mecanismo, graças à presença de uma substância natural colante, que consegue prender o inseto até a morte.

De acordo com a investigação científica, o movimento de catapulta do tentáculo rumo ao centro do vegetal seria uma forma de facilitar o processo digestivo da espécie e de ser um complemento da armadilha natural da Drosera glanduligera para conseguir alimento.
Imprimir