Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Mensalão: siga minuto a minuto os votos dos 8 ministros contra políticos

Da Redação Rodivaldo Ribeiro / De Brasília - Catarine Piccioni

Os outros oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) começam a julgar nesta quinta-feira (27) ligados ao PP, PL (atual PR) e PMDB e os sócios da corretora Bônus Banval as acusações contra políticos na Ação Penal 470 (o julgamento do Mensalão). Desde quarta-feira passada, quem centralizou as sessões foi Ricardo Lewandowski (revisor do processo), que gastou exatamente as mesmas três sessões utilizadas pelo relator, ministro Joaquim Barbosa. 

Os crimes em apreciação são corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Nesse item, os ministros analisam o esquema de compra de apoio político pelo governo federal entre 2003 e 2004, comandado por Luiz Inácio Lula da Silva.

Os ministros votam na ordem estabelecida pelo colegiado, do que está há menos tempo na Suprema Corte para o mais antigo: Rosa Weber, Luiz Fux, Antonio Dias Toffoli, Cármen Lúcia Rocha, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto. Por ser um dos itens mais extensos do processo, é provável que a conclusão dessa parte aconteça somente segunda-feira (1º de outubro).

O STF continuará analisando hoje o item 6, que trata da compra de apoio político pelo governo federal. Essa fatia do julgamento envolve 23 réus, mas, por decisão de Joaquim Barbosa, houve uma divisão. Assim, os políticos que teriam recebido dinheiro pelo esquema estão sendo julgados antes dos petistas envolvidos no caso -- José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil), José Genoino (ex-presidente do PT) e Delúbio Soares (ex-tesoureiro do partido).


Acompanhe a cobertura em tempo real no Olhar Jurídico

Imprimir