Imprimir

Notícias / Cidades

Presos em flagrante três falsos dentistas que atuavam há trinta anos

De Rondonópolis - Giselle Saldanha - Olhar Direto/Agência Pauta Pronta

Três pessoas foram detidas esta semana por exercício ilegal da profissão de dentista nas cidades de Guiratinga e Alto Garças. A ação faz parte da operação de combate a essa prática, realizada pelo Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT).

Em Guiratinga, Alaor Alves de Carvalho, 56 anos, e Adão Tiago Alves, 63, foram presos por exercerem a profissão sem habilitação. Há mais de 30 anos eles atuavam como dentistas no município, em consultórios improvisados em suas residências.

Mais um dentista sem registro profissional é preso no Nortão de MT
Polícia prende falso dentista em flagrante com um diploma comprado

Dezaildes Alves Martins, 47, foi presa pela ilegalidade em Alto Garças. Ela era inscrita no CRO-MT como Técnica em Saúde Bucal (TSB), profissão que dá direito a trabalhar somente com a supervisão direta de um cirurgião dentista e não como um profissional.

O CRO já havia a notificado em 2009, sem flagrante. Desta vez, a fiscalização conseguiu marcar consulta com a falsa dentista e deflagrar a prisão da mesma, que vai responder pelo crime e ainda a um processo ético. "A punição no processo ético pode chegar à cassação do direito ao exercício da profissão, de acordo com a legislação vigente", alerta Sandro Stefanini, presidente da Comissão de Ética do CRO-MT.

Desde o mês de agosto, a operação de combate ao exercício ilegal da profissão de dentista levou à prisão de oito pessoas, sendo duas em Alta Floresta, uma em Arenápolis, uma em Barra do Bugres, uma pessoa em Colniza, duas em Guiratinga e uma em Alto Garças. Destes, dois eram acadêmicos de Odontologia.


Atualizada
Imprimir