Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Acervo de 'pai' da teoria da evolução junto com Darwin é aberto na web

G1

O acervo competo dos trabalhos do naturalista Alfred Russel Wallace, que foi parceiro de Charles Darwin na criação da teoria da evolução pela seleção natural, foi disponibilizado na internet.

Os arquivos incluem mais de 28 mil documentos e 22 mil imagens, alguns deles inéditos. Entre os textos digitalizados está o primeiro anúncio da teoria da seleção natural, além de imagens de insetos, mamíferos, mapas e estudos sobre a Amazônia.

O pesquisador britânico participou de uma expedição ao Brasil de 1848 a 1852, percorrendo trechos da Floresta Amazônica e subindo o Rio Negro, segundo o site do projeto "Wallace Online", que abriga o acervo. Durante a volta para a Grã-Bretanha, o navio de Wallace pegou fogo e naufragou, destruindo quase todas as anotações e ilustrações reunidas pelo cientista.

O site com o acervo foi lançado a tempo de marcar o centenário da morte do pesquisador, que ocorrerá em 2013. O projeto "Wallace Online" é dirigido por ciensitas da Universidade Nacional de Cingapura e foi possível com a ajuda de um doador americano, que preferiu se manter no anonimato.

Teoria evolutiva
Com rascunhos do que viria a ser a teoria evolutiva, Wallace enviou os documentos para Charles Darwin, na década de 1850.

Para evitar uma disputa pela "paternidade" da ideia, os dois cientistas apresentaram juntos suas pesquisas sobre o tema durante uma reunião científica realizada em Londres, em 1858. O encontro lançaria as bases da teoria evolutiva pela seleção natural que nortearia muito da biologia moderna.
Imprimir