Imprimir

Notícias / Esportes

Os clubes que mais perdem (ou não) com a convocação para a Seleção

Globo Esporte

O técnico da Seleção, Mano Menezes, anunciou na tarde desta quinta-feira a lista de jogadores convocados para os amistosos contra o Iraque, em 11 de outubro, em Malmo, na Suécia, e diante do Japão, em Breslávia, na Polônia, cinco dias depois. Em meio ao frisson pelo retorno do meia Kaká (Real Madrid), nove jogadores que atuam no futebol brasileiro figuravam entre os escolhidos. Mano optou por não convocar mais de um atleta de cada equipe, e os oito primeiros da tabela do Campeonato Brasileiro terão um desfalque nas 29ª e 30ª rodadas. Apenas Neymar é de uma equipe fora do “G-8” - o Santos é o 12º. No entanto, ele pode ser a maior dor de cabeça.

Peça fundamental no time de Muricy Ramalho, os números mostram a falta que faz. Com ele em campo, o aproveitamento do Peixe é de 74,07%. Sem ele, cai para 25,4%. Em nove jogos, foram seis vitórias, dois empates e uma derrota. Estatística respeitável, mas preocupante para Muricy. A simples conta da média de gols e assistências indica a perda com a ausência do atacante. Os oito gols marcados deixam a média em 0,88, superior ao 0,7 do artilheiro Fred. No quesito assistências, é o líder do Santos, com cinco (0,55).

Outro que pode sentir o efeito da convocação é Abel Braga. No embalo do bom momento do líder Fluminense, Thiago Neves está bem perto de Neymar. O aproveitamento do meia é de 73,3% - o desempenho geral do time é de 71,8%. Um dos pontos fortes do Tricolor é a bola parada, sendo o time o que mais teve gols com origem no fundamento: 18. E Thiago Neves tem colaborado. Dos quatro gols que marcou, dois foram de falta e decidiram as partidas contra Ponte Preta, na 11ª rodada, e Vasco, na 19ª. Além disso, o camisa 10 é o terceiro jogador que mais deu assistências na Série A - perde apenas para Jadson, do São Paulo, e Ronaldinho Gaúcho e Bernard, ambos do Atlético-MG -, com seis ao todo.
saiba mais

Veja quantas vezes os convocados já desalfacaram seu time no Brasileiro
Confira aqui a tabela do Brasileirão

Na luta pelo título com o Fluminense, Grêmio e Atlético-MG também sofrerão baixas. O goleiro Victor, pelo lado do Galo, tem 63,1% de aproveitamento com direito a um pênalti defendido, 18 defesas difíceis (média de 0,9 por jogo) e até uma assistência. Já o Tricolor gaúcho ficará sem Fernando, que tem 69,1%. Na opinião do comentarista do SportTV Lédio Carmona, o Grêmio é quem leva a pior.

- O Santos, pelo time que tem, é sempre prejudicado porque depende muito do Neymar. O time fica estilhaçado sem ele. Mas se for fazer uma comparação dos três times que brigam pelo título, na minha opinião quem leva a pior é o Grêmio. O Fernando, junto com o Paulinho, é um dos melhores volantes do futebol brasileiro.

O comentarista aproveitou para destacar a vantagem do Vasco em relação aos rivais.

- O Vasco se deu bem. Apesar de ter perdido o Dedé, vai enfrentar o Santos sem o Neymar e o São Paulo sem o Lucas.

O restante da lista mostra o quanto os jogadores são importantes para seus respectivos times. À exceção de Jefferson. Se levarmos em conta o números das equipes com seus convocados em campo, elas têm aproveitamento de quem está à beira do G-4, todas à frente do Botafogo, sexto colocado. O curioso é que só o goleiro alvinegro tem o aproveitamento abaixo, com 49,2%, atrás inclusive dos 51,3% do próprio Glorioso. Seu reserva imediato, Renan não perde uma partida como titular desde 27 de junho de 2009, quando o time carioca foi goleado pelo Goiás por 4 a 1 no Engenhão.
Imprimir