Imprimir

Notícias / Informática & Tecnologia

Tecnologia permite leitura de discos rígidos 100 mil vezes mais rápida

Folha Online

Uma nova tecnologia a laser de impulsos ultracurtos permite multiplicar por 100 mil a leitura e arquivamento de discos rígidos de computadores. Os resultados da pesquisa foram divulgados no domingo (31) por uma equipe científica francesa na revista "Nature Physics".

Em vez de utilizar a polarização de elétrons nas cabeças de leitura a fim de analisar informações --ou escaneá-las em um suporte como um disco rígido ou uma fita magnética--, a equipe liderada por Jean-Yves Bigot, do Instituto de Física e Química de Materiais de Estrasburgo (leste da França), utilizou os fótons, as partículas que constituem a luz e emitem os lasers. 

"Com a escrita da cabeça magnética falamos de eletrônica do spin. Nosso método é a fotônica do spin, já que são os fótons os que modificam o estado de imantação dos eletrons no suporte de inscrição", explicou Bigot.

A "spintrônica" --eletrônica que não usa apenas a carga, mas também o spin dos elétrons para processar informação-- já está de certa forma presente em aparelhos populares, como tocadores de MP3 com grande capacidade e memórias rápidas de computador (que não 'esquecem' nada quando são desligadas).

Em 1988, o francês Albert Fert e o alemão Peter Grunberg conseguiram controlar o estado dos elétrons em fitas finas depois de evidenciar uma propriedade denominada "magnetorresistência gigante".

A descoberta valeu o prêmio Nobel de Física em 2007.
Imprimir