Imprimir

Notícias / Economia

Há 'debate intenso' no governo sobre intervenção no câmbio, diz secretário

G1

O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento (MDIC), Welber Barral, revelou nesta segunda-feira (1) que há um "debate intenso" dentro do governo federal sobre possíveis intervenções no mercado cambial para evitar uma queda maior do dólar - fator que barateia as exportações brasileiras.

"Há um debate intenso sobre medidas de intervenção, de taxação ou não taxação, etc. Mas há uma preocupação com a estabilidade regulatória. O Brasil não vai deixar de ter câmbio flutuante. Nem vai haver nenhuma medida irresponsável que afete a estabilidade regulatória", disse ele a jornalistas.

Segundo Barral, o que poderia ser feito pelo governo é justamente o retorno do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) sobre capitais de curto prazo. O IOF sobre aplicações em renda fixa, que era de 1,5%, vigorou até outubro do ano passado, quando foi zerado porque um grande volume de dólares estava deixando a economia brasileira.

O secretário de Comércio Exterior afirmou que não há discussão, pelo menos com os técnicos do MDIC, sobre a possibilidade de taxação do ingresso de recursos para o mercado acionário brasileiro. "Conosco não está sendo discutido mercado acionário", afirmou.
Imprimir