Imprimir

Notícias / Economia

Perdigão fecha acordo para exportar frango para China

AE

A Perdigão está pronta para embarcar 120 contêineres de pés e asas de frango para a China, pouco mais de dez dias depois de o governo chinês ter se comprometido, durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país, de cumprir o compromisso de abertura do mercado para as aves brasileiras.

As unidades da Perdigão em Rio Verde (GO), Serafina Correa (RS) e Dourados (MS) receberam autorização para exportar à China e a companhia já fechou vários contratos com clientes daquele país. O primeiro embarque deve ocorrer na próxima semana. Os produtos serão exportados com a marca internacional da Perdigão, Perdix.

A efetiva abertura do mercado chinês, negociada durante a viagem presidencial, é uma grande oportunidade para as exportações brasileiras, pelo tamanho do mercado e também pelo seu perfil de consumo. Pés de frango, item desvalorizado no mercado doméstico, são os cortes preferidos dos chineses, que os utilizam como ingredientes em sopas ou marinados. Os chineses também consomem pés de frango como petiscos.

Esta semana, o grupo Doux Frangosul também deve embarcar 12 contêineres com pés e asas de frango para a China. As empresas não informaram qual o volume total a ser exportado, em toneladas.

O anúncio formal de abertura do mercado chinês para as exportações brasileiras de frango ocorreu em dezembro de 2008, mas o compromisso de efetivação das compras surgiu apenas durante a visita de Lula àquele país, há cerca de duas semanas. Vinte e quatro frigoríficos brasileiros estão autorizados a exportar carne de frango à China.
Imprimir