Imprimir

Notícias / Brasil

Ataque de abelhas deixa 2 cachorros mortos e mulher ferida em Campinas

G1

Um ataque de abelhas deixou dois cachorros mortos e outro ferido na tarde desta sexta-feira (28) no Parque Via Norte, em Campinas (SP). Segundo o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), um morador do bairro tinha uma colmeia no quintal de casa e que comercializava irregularmente o mel produzido pelo enxame. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma moradora também foi picada, mas não precisou de atendimento médico.

O veterinário da Zoonoses Paulo José Marcuzo afirmou que a criação tem cerca de 600 mil abelhas da espécie mestiça africana e européia, a mais comum encontrada no Brasil. "O ataque é causado por uma revolta das abelhas quando a colmeia atinge a população máxima. Nesse caso, os primeiros ataques, geralmente, são contra gatos e cachorros, pois os insetos se sentem ameaçados com o reflexo da luz nos pêlos dos animais", explica o veterinário. Segundo Marcuzzo, nos seres humanos o ataque ocorre primeiro na cabeça, devido ao reflexo da luz com os cabelos. "Pela grande quantidade de abelhas, um ataque como esse é capaz de matar uma pessoa em minutos", disse o veterinário. O animal que ficou ferido foi levado para uma clínica particular e o quadro de saúde é estável, de acordo com Marcuzzo.

Sem autorização
O responsável pelo imóvel não tinha autorização para a criação e afirmou para o CCZ que produzia mel para venda. De acordo com o veterinário, o morador foi notificado para retirar os insetos e se descumprir a determinação poderá ser multado. A criação será levada para um centro de apicultura na região.

O CCZ alerta para que moradores denunciem criações de abelhas que ofereçam risco para a população pelo telefone (19) 3245-1219.
Imprimir