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Notícias / Copa 2014

Governo do DF oficializa cancelamento do VLT de Brasília para a Copa de 2014

De Brasília - Vinícius Tavares

As obras dp Veículo Leves sobre Trilhos (VLT) de Brasília foram definitivamente sepultadas. Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28.9) resolução que oficializa a retirada da obra da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo. O VLT foi retirado da lista porque a obra não ficará pronta a tempo do evento.

Segundo o Portal G1, a impossibilidade de conclusão já havia sido anunciada pelo secretário de Obras do DF, David de Matos, em abril deste ano. Na ocasião, ele afirmou que o adiamento das obras ocorreu por causa do embargo da licitação inicial e do prazo de, pelo menos 18 meses, para a chegada dos trens após a oficialização da compra.

O primeiro trecho do VLT, orçado a um custo de R$ 780 milhões, iria ligar o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek ao final da Asa Sul. O governador Agnelo !ueiróz chegou a prometer ano passado abrir uma nova licitação mas não o fez.

A assessoria de imprensa do Metrô-DF, responsável pela obras, afirma que a retirada do VLT da lista de obras da Copa de 2014 ocorreu a pedido do governo do Distrito Federal , diante da perda do prazo, para que seja possível realizar uma nova licitação, que enquadre o VLT em outro programa.

Principal projeto para melhorar a mobilidade urbana em Brasília para o torneio, o VLT teve as obras suspensas pela Justiça e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) cinco vezes antes da anulação do contrato pela 7ª Vara de Fazenda Pública do DF, em abril do ano passado.

Na avaliação do juiz José Eustáquio de Castro Teixeira, havia também indícios de fraude no processo licitatório, que teria sido direcionado para privilegiar empresas ligadas a um ex-presidente do Metrô/DF.

O Iphan alegou que havia indícios de que não foi realizado um estudo de impacto ambiental do projeto, que prevê a derrubada das árvores da W3, uma das principais avenidas de Brasília, e a passagem de trens nas proximidades do zoológico do DF.

Orçado em R$ 1,55 bilhão, o projeto completo do VLT liga o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek ao final da Asa Norte, em um percurso de 22,6 quilômetros e 25 estações. A expectativa é que o veículo atenda 12 mil pessoas por dia.

A Matriz de Responsabilidade trata das áreas prioritárias de infraestrutura das 12 cidades que vão receber os jogos do mundial de 2014, como aeroportos, portos, mobilidade urbana, estádios e hotelaria.
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