Imprimir

Notícias / Economia

Ação Global em MT supera as expectativas

Da Assessoria/FIEMT

A edição 2009 da Ação Global em Mato Grosso superou todas as expectativas. Realizada no último sábado (30), no bairro Pedra 90, em Cuiabá, a iniciativa promoveu cerca de 40 mil atendimentos gratuitos, superando a previsão inicial de 12 mil, em serviços de saúde, lazer, esporte, cidadania, cultura e educação. Promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), em parceria com a Rede Globo, o evento teve ainda outra marca expressiva: mais de 15 mil pessoas beneficiadas, mais que o dobro do número esperado, que era de cerca de seis mil.

Desde sua criação, em 1995, esta foi a primeira vez que a Ação Global ocorreu fora de uma unidade do Sesi em Mato Grosso. “Decidimos inovar em 2009, principalmente para facilitar o acesso aos serviços e à programação cultural. Ao invés de as pessoas irem à Ação Global, levamos à iniciativa até elas”, explicou o superintendente do Sesi-MT, Luiz Augusto Moreira da Silva. Segundo ele, outro ponto fundamental para o sucesso do evento foi o engajamento de parceiros e voluntários. Ao todo, 67 empresas e 915 pessoas apoiaram, voluntariamente, as atividades. “Todos aderiram ao espírito de solidariedade que marca a Ação Global”, ressaltou.

Entre os serviços mais procurados, destaque para a área de saúde. Foram mais de 15 mil atendimentos, entre consultas odontológicas, oftalmológicas, com clínico-gerais e especialistas, além de exames, vacinas, orientações sobre higiene e alimentação. Para Helena de Jesus, 38 anos, que buscava o exame de vista, a Ação Global deve render benefícios permanentes. Ela deve receber gratuitamente o óculos de grau, tão logo passe pela segunda consulta, marcada pelos médicos durante o evento. “Valeu a pena participar”, disse. Além da consulta, Helena ainda conseguiu a segunda via da identidade, da carteira de trabalho e da certidão de nascimento do marido.

Já nos serviços de cidadania, a emissão de documentos, além das orientações em serviços bancários, trabalhistas e militares atraiu mais de duas mil pessoas. Muitas aproveitaram para retirar todos os documentos emitidos durante a Ação Global. Foi o caso de Edna Queiroz, 16 anos, que gratuitamente tirou a foto 3X4 durante o evento para, em seguida, conseguir a carteira de trabalho. Edna aproveitou ainda para retirar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a 2ª via da identidade. “Já estou me antecipando para quando precisar desses documentos”, disse.

ACESSO FACILITADO - A proximidade do público alvo foi um dos fatores mais valorizados pelos visitantes da Ação Global 2009, como no caso de José Carlos Bonfim, 40 anos, que aproveitou o evento para registrar a filha. “É complicado fazer isso durante a semana, pois muitas vezes temos que faltar no trabalho. Só temos os finais de semana, mas ainda assim a distância dificulta. O Sesi-MT trouxe todos os serviços necessários à um passo de minha casa, em um dia que torna tudo acessível”, afirmou. A história de Bonfim é semelhante à de Paloma Silva, 15, que também registrou a filha. “Eu teria que ir até o cartório mais próximo, que fica a 20 quilômetros”, disse.

A área de lazer também atingiu um número significativo de atendimentos: mais de 10 mil pessoas beneficiadas em atividades esportivas e culturais - com shows regionais. Já os demais serviços, como corte de cabelo e serviços diversos em cidadania reuniram mais de oito mil pessoas. “O evento superou nossas expectativas de atendimento. Levar a Ação Global até o local onde o público está foi a melhor opção, pois conseguimos atender um número maior de pessoas que realmente precisam dos serviços. A intenção é repetir este sucesso nas próximas edições do evento, levando a Ação Global onde houver a demanda”, avaliou o superintendente do Sesi-MT.

Com o tema ‘Um Brasil de Cidadania’, a 16ª edição da Ação Global buscou promover a redução das desigualdades sociais e disseminar a responsabilidade social corporativa. Desde que foi criada, iniciativa já beneficiou mais de 12,4 milhões de pessoas em todo o país e foi responsável por mais de 35 milhões de atendimentos. De acordo com uma pesquisa desenvolvida nacionalmente durante o evento em 2008, 66,4% das pessoas beneficiadas pela ação têm renda familiar inferior a dois salários mínimos; 59,8% são adultos e têm entre 18 e 39 anos e 76,6% são mulheres. Outras informações pelo telefone (65) 3611-1593.
Imprimir