Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

A mulher gestante de hoje tem cada vez mais alternativas para se cuidar

Da Assessoria

A mulher de hoje, tão dividida entre a vida familiar e o trabalho, não pode se descuidar da beleza também no momento da gravidez. Bonita dos pés à cabeça: é assim que as gestantes também querem se sentir. Como a gestação é uma etapa de grandes transformações físicas e mentais, em determinados momentos, a mulher se sente poderosa e insubstituível; mas, em outros, pode sentir mais frágil do que um cristal. Porém, adotando uma alimentação saudável, exercícios físicos adequados, proteção solar, seguindo algumas dicas de beleza e cuidados com sua qualidade de vida, esse período de espera poderá ser inesquecível – sem deixar de herança, por exemplo, estrias, quilos extras e manchas pelo corpo – e permitir ainda que as belezas interna e externa também continuem sendo geradas.

O médico obstetra Dr. Hugo Sabatino explica que a auto-estima da mulher pode ser extremamente impactada durante a gravidez e que muitas gestantes têm dificuldade de se sentirem bonitas com aquele “barrigão”. “O primeiro passo para evitar problemas como esses é aceitar a gestação como um processo natural. Este período deve ser respeitado em todos os sentidos e os cuidados vão desde a adoção de uma alimentação saudável à aceitação das modificações no corpo e na mente da mulher, inclusive por parte do parceiro”, orienta o obstetra. Segundo ele, para não sofrer com preocupações e ansiedade, as gestantes devem ter um acompanhamento multiprofissional, ouvindo orientações de profissionais como médicos, nutricionistas e psicólogos.

A alimentação saudável durante este período é fundamental. A futura mamãe precisa priorizar a boa formação do bebê, mas deve se empenhar para não ganhar peso em excesso durante a gestação e manter-se bela após o parto. “O ideal é que a mulher aumente o seu peso em cerca de 10 quilos durante toda a gestação. Portanto, nada de ‘comer por dois’ ”, reforça Dr. Hugo. “Para que o seu bebê se desenvolva bem e com saúde, a mãe precisa ter uma alimentação rica em proteínas. Algumas dicas são reduzir a ingestão de doces, frituras e massas e aumentar, com moderação, a ingestão de frutas, verduras e legumes, por exemplo”, ensina o médico.

Para a analista de Recursos Humanos, Janete Santana, grávida de seis meses, cuidados como estes estão sendo essenciais para que ela se sinta bem e consiga trabalhar até os últimos momentos da gestação. “Como trabalho muito tempo sentada, às vezes tenho problemas como inchaço e retenção de líquido. Para rebater essa situação, estou praticando atividades físicas com orientação médica, me submetendo a sessões semanais de drenagem linfática e utilizando cremes e óleos corporais adequados, diariamente”, revela Janete. “Por outro lado, não descuido da aparência”, completa a analista, que conta que, para ficar ainda mais bonita neste período tão especial, anda sempre muito bem vestida, com o cabelo arrumado e uma maquiagem discreta.

Cuidando da aparência – Não descuidar da aparência é outra medida a ser tomada para sentir-se sempre bela durante a gravidez. Uma atenção especial deve ser dada à pele e aos cabelos. Como a gestação causa um aumento da quantidade de progesterona no organismo, pode acontecer que surjam pintas, manchas escuras, manchas vermelhas e acne na pele. Um dos cuidados básicos em todos os casos é lavar sempre a face com sabonete neutro e utilizar um bom filtro solar. “Contudo, as gestantes devem prestar muita atenção no que passam na pele e consultar sempre o seu dermatologista, pois a absorção de determinados produtos pode prejudicar a saúde do bebê”, alerta Dr. Hugo Sabatino. Segundo o médico, com relação aos cabelos, as dicas são, basicamente, manter sempre um bom corte e evitar produtos químicos como tinturas e cremes alisantes.

A preparação da mente é outra postura positiva que só traz benefícios para o bom desenvolvimento de uma gravidez. Separar um momento do dia exclusivamente para relaxar e pensar em seu bebê, seja na hora do banho ou em qualquer outro momento, pode trazer ótimos resultados para fortalecer o vínculo entre mãe e filho. Grávida de cinco meses, a jornalista Cicília Durans, por exemplo, desde que descobriu que seria mãe, faz questão de ter momentos como este durante o seu dia. “Na hora do banho, aproveito os cremes e óleos corporais para massagear a barriga, conversar com meu bebê e estar em sintonia comigo mesma. Os resultados são excelentes. Estou me sentindo mais bonita, meu cabelo parece ter mais vida e a relação com o meu corpo melhorou bastante”, relata Cicília.

Automassagem – Para ajudar as gestantes no resgate da feminilidade, da auto-estima e da melhora na qualidade do sono, o mercado também traz novidades. A linha de produtos Mamãe & Bebê, da Natura, oferece produtos que proporcionam a melhora comprovada na auto-estima da mulher. A linha ganhou produtos totalmente reformulados, que trazem 24h de hidratação e óleo de passiflora, anteriormente já presente na emulsão e no óleo. São eles: Gel para Cuidados das Pernas e Pés, Emulsão Auxiliar na Prevenção de Estrias e o Óleo Vegetal para Gestante. Este último produto, agora, vem acompanhado de um guia com CD que explica o passo-a-passo de técnica exclusiva de automassagem desenvolvida pela Natura, “A Descoberta do Vínculo”, que pode ser feita em apenas 8 minutos. O método propõe um momento só para a gestante e seu bebê, em que ela pára, se desliga da correria do dia-a-dia, se percebe e se abre para o vínculo que já existe em sua barriga, entre ela e seu bebê.

As novidades estão também nas embalagens, que ganharam novo design orgânico, com curvas suaves mais próximas ao design da linha e bico dosador que facilita o uso, e na nova fragrância suave e feminina, desenvolvida com matérias-primas comprovadas cientificamente que ajudam na sensação de bem-estar. “Criamos uma fragrância feminina que une o toque fresco e delicado da mandarina juntamente com o feminino do muguet e maciez do musk”, explica Verônica Kato, perfumista da Natura.
Imprimir