Imprimir

Notícias / Cultura

Dalton Trevisan é finalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura

G1

O escritor Dalton Trevisan foi anunciado nesta terça-feira (2) como um dos 12 finalistas da décima edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. O prêmio é dividido em três categorias: poesia, romance e conto/crônica, na qual o escritor paranaense é finalista.

Trevisan disputa o prêmio com a obra “O anão e a ninfeta” e os concorrentes são “O livro de Praga”, de Sérgio Sant’Anna, “Amores mínimos”, de autoria de João Anzanello Carrascoza, e “Cantos do Mundo”, escrito por Evandro Nascimento. O resultado será divulgado em novembro, em uma cerimônia em São Paulo.

Dos 502 inscritos, o júri do concurso, composto por 274 professores, selecionou 20 obras para cada categoria. Depois, a comissão julgadora se reduziu a quatro integrantes que apontaram os 12 finalistas.

O vencedor de cada categoria recebe R$ 50 mil. Ha ainda mais R$ 50 mil para o Grande Prêmio Portugal Telecom 2012, escolhido entre os 3 ganhadores.

Outras premiações
Em junho deste ano, Dalton Trevisan ganhou o Prêmio Machado de Assis 2011, da Academia Brasileira de Letras. Esta é a mais importante premiação literária brasileira, existe há quase 115 anos e celebra o conjunto da obra do vencedor.

Em maio, o escritor foi homenageado com o Prêmio Camões, o mais importante da Língua Portuguesa. O Prêmio Camões existe desde 1989. Em 2011, o homenageado foi o português Manuel António Pina.
Imprimir