Imprimir

Notícias / Esportes

Precisando de empate, Brasil desafia tabu de três anos da Argentina

Globo Esporte



A seleção brasileira entra em campo na noite desta quarta-feira, às 22h, no estádio Centenario, na cidade de Resistencia, em busca do bicampeonato do Superclássico das Américas. Embora tenha a vantagem do empate por ter vencido o jogo de ida, em Goiânia, por 2 a 1, a equipe de Mano Menezes terá de lidar com um tabu: a Argentina não perde em casa há mais de três anos.

Já são 20 partidas de invencibilidade da Alviceleste jogando dentro dos seus domínios. A última derrota aconteceu no dia 5 de setembro de 2009, justamente para o Brasil, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Naquela oportunidade, ainda sob o comando do técnico Dunga, a Seleção venceu por 3 a 1, com gols de Luis Fabiano (duas vezes) e Luisão. O meia Dátolo, hoje no Inter, descontou para os donos da casa.
Luis Fabiano, kaká, Maicon Brasil x Argentina (Foto: EFE)Luis Fabiano, Kaká e Maicon celebram a vitória da seleção brasileira por 2 a 1 em 2009. Foi a última vez que a Argentina foi derrotada dentro de casa (Foto: EFE)

Sede da última Copa América, a Argentina caiu nas quartas de final da competição, para o Uruguai, mas nos pênaltis. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o goleiro Muslera brilhou nas penalidades, defendeu a cobrança de Carlitos Tevez e eliminou os anfitriões. Desde há derrota para o Brasil, os argentinos acumulam, em casa, 14 vitórias e seis empates.

O gol marcado por Neymar no último minuto do jogo de ida do Superclássico, no estádio Serra Dourada, ampliou a vantagem verde e amarela na busca pelo bi. Qualquer igualdade no placar dá o título à seleção brasileira. Como os critérios de desempate não levam em conta o gol marcado fora de casa, se a Argentina vencer por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis.

À base do “oito ou oitenta”, o time de Mano Menezes não empata uma partida há mais de um ano. Curiosamente, o último foi também contra a Argentina e pelo Superclássico do ano passado: 0 a 0, em Córdoba, no primeiro jogo. A Seleção olímpica detém o mesmo retrospecto: nada de empate nos últimos sete confrontos que disputou.

O duelo desta quarta-feira, contra a Argentina, em Resistencia, terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha os lances da decisão do Superclássico das Américas em Tempo Real.

Imprimir