Imprimir

Notícias / Política MT

Túlio tenta resgatar parceria europeia

Da Redação - Marcos Coutinho

O prefeito de Cáceres, Túlio Fontes, embarca na próxima quinta-feira (4) para a província de Arezzo, região da Toscana, com objetivo de resgatar uma parceria com a UrbiAl (Urbanização para a América Latina), entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade principal financiar empreendimentos nas áreas social, educação, meio ambiente etc.

"Eu tinha firmado uma parceria com a UrbiAl em 2003 para construção de quatro creches. Ainda na minha gestão eu consegui construir uma delas, mas a administração anterior (de Ricardo Henry), olr falha ou desconhecimento de causa, no mínimo, não prestou contas. Como consequência, perdemos os recursos para a construção das outras três restantes", explicou Fontes.

Segundo o prefeito, a parceria com a UrbiAL é muito importante porque os recursos são a fundo perdido, bastando que o administrador faça a obra e preste contas. Além de Cáceres, também são parceiras da UrbiAl as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Juiz de Fora.

"Fomo escolhidos a dedo e, mais ou tão importante quanto construir as creches, são os recursos para obras de saneamento e meio ambiente. Eles (os administradores da UrbiAL) estiveram em Cáceres várias vezes e querem investir em meio ambiente, especialmente porque não querem mais o lançamento de detritos no rio Paraguai, assim como ninguém quer, mas o importante são os recursos a fundo perdido para obras relevantes", salienta.

A meta de Fontes é retomar o protocolo de intenções assinado em 2003, quando conseguiu construir uma creche para 120 crianças. "Houve uma quebra de confiança com a não prestação de contas e nosso primeiro passo é assinar novo protocolo de intenções e obter novamente a confiança dos europeus", assinala.
Imprimir