Imprimir

Notícias / Política MT

Novo grupo é formado para disputa da sucessão da OAB

Da Redação/ Kelly Martins

Diante de muitas polêmicas sobre a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB), um novo grupo formado por jovens advogados de Cuiabá, começa a se formar e tornam-se uma terceira via para a sucessão da instituição.

Os 10 advogados, Valber Melo, Fábio Povoas, Geandre Bucair, Ulisses Rabaneda, Dauto Passare, Ítalo Leite, Léo Capataz, Huendel Wender, Bruno Castro e Fabiano Rabaneda, querem discutir propostas inovadoras e melhorias para a categoria, podendo até mesmo, lançar um nome para disputar a vaga, atualmente ocupada pelo presidente Francisco Faiad, que descarta disputar a reeleição.

No entanto, os jovens advogados avaliam que antes de discutir nomes, se faz necessário verificar propostas que atendam a categoria, no Estado. Dessa forma, os pré-candidatos deverão passar por uma verdadeira sabatina pelos jovens advogados, que alegam ser maioria na OAB e vem ganhando força dentro da classe.

Nos bastidores do meio jurídico mato-grossense, já se ouve que a oposição terá “dores de cabeça”, haja vista que o novo grupo tem conquistado a representatividade e deverá emperrar projetos de outros pretensos candidatos. Algumas reuniões já foram feitas com a participação de mais de 100 advogados que sinalizaram total apoio ao grupo.

Para o advogado, Valber Melo, o objetivo é fazer com que a classe seja ouvida pelos grupos que pretendem disputar a sucessão, para saber realmente quais são as reivindicações da categoria. “As últimas eleições são marcadas por defesas de nomes, e nós queremos buscar idéias primeiramente. E podemos, dessa forma, lançar um candidato que tenha o perfil da maioria dos advogados atualmente”, disse ao site Olhar Direto.

A forte oposição contra a gestão de Francisco Faiad vem causando polêmica no que se refere a possibilidade de uma nova candidatura. Porém, ele enfatiza ainda que já teria dado a contribuição à frente da OAB por alguns anos. No seu grupo estão cotados para disputar a vaga da presidência os advogados João Vicente Scaravelli, Cláudio Stábile, José Patrocínio Brito Júnior, José Morena Júnior, Leonardo Pio da Silva Santos e Francisco Sgaid.

Faiad é presidente da OAB/MT, eleito em 2003. Entretanto, teve uma vitória tranqüila na última eleição e foi reeleito presidente da Ordem com 2.277 votos contra os 1.358 votos obtidos pelo candidato de oposição, Paulo Taques.
Imprimir