Imprimir

Notícias / Educação

UnB vai alterar edital do 1º vestibular de 2013 para atender Lei das Cotas

G1

A Universidade de Brasília (UnB) informou nesta quinta-feira (4) que o edital do primeiro vestibular de 2013, lançado no último dia 20, terá de ser modificado para se adequar à Lei de Cotas.

A mudança busca atender uma determinação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que disse nesta quarta (3) que a reserva de 50% das vagas para alunos de ensino médio oriundos das escolas públicas já está valendo.

“A UnB já vinha com uma decisão consagrada, o sistema de cotas para negros, considerado referência pelo Supremo Tribunal Federal. Temos agora de ajustar a questão social, quanto à escola pública e à renda, atendendo a uma lei aprovada pelo Legislativo e que resultou, portanto, de um acordo político universal”, afirmou o reitor José Geraldo de Sousa Junior, em entrevista ao portal da UnB.

De acordo com o decano de ensino e graduação da universidade, José Américo Garcia, a mudança será discutida nos próximos dias com o Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe). A UnB afirma que as alterações no edital não vão prejudicar os candidatos que já fizeram a inscrição.

“Criaremos um mecanismo de forma que aquele que já efetuou sua inscrição tenha um período para optar pela forma de ingresso, isto é, se deseja ou não concorrer pelo sistema de cotas previsto pela lei”, afirmou Garcia também ao portal da UnB.

A universidade informou que o candidato terá que comprovar que cursou o ensino médio apenas em escolas públicas apenas se for aprovado, no momento da matrícula.

De acordo com a lei, metade das vagas oferecidas serão de ampla concorrência, já a outra metade será reservada por critério de cor, rede de ensino e renda familiar. As universidades terão quatro anos para se adaptarem à lei. Atualmente, não existe cota social em 27 das 59 universidades federais. Além disso, apenas 25 delas possuem reserva de vagas ou sistema de bonificação para estudantes negros, pardos e indígenas.

O primeiro vestibular de 2013 oferece 2.092 vagas em 96 cursos. Outras 2.092 vagas serão oferecidas pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS). As inscrições começaram no dia 28 de setembro.
Imprimir