Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Cientistas reproduzem ratos com óvulos feitos de células-tronco

Terra

Pesquisadores japoneses transformaram células-tronco de ratos em células germinativas que permitem o crescimento de óvulos nos animais ainda vivos. Esses óvulos produziram frutos viáveis via fertilização in vitro. A pesquisa, que reflete o trabalho já feito com espermas, foi publicada na revista Sciencexpress e pode abrir as portas para novas ideias em células germinativas femininas e fornece novas guias para tratar algumas formas de infertilidade humana.

O pesquisador Mitinori Saitou e sua equipe começaram os testes com dois tipos de células-tronco femininas de ratos: embrionárias (ESCs), que têm o potencial de desenvolver-se em qualquer tipo de tecido embrionário, e células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs), que se diferenciam em quase todos os tecidos humanos e tem resultado quando as células somáticas adultas são transformadas em um estado pluripotente.

Os cientistas "remendaram" a célula com alguns genes celulares, tornando-os em células muito semelhantes às germinativas primordiais. Depois, eles cultivaram as células com células gonadais de ratos fêmeas, criando um "ovário reconstituído", que foi posteriormente transplantado para um ovário ou um rim. No órgão, as células amadurecem e tornam-se ovócitos. Quando os pesquisadores isolaram e usaram esses ovócitos em ratos, foram produzidos ratos férteis, demonstrando que os ESCs e iPSCs podem ser usados para gerar ovócitos funcionais.
Imprimir