Imprimir

Notícias / Economia

Receita lança extrato do IR e terá lotes de restituição 'multi-exercício'

G1

A Secretaria da Receita Federal anunciou nesta terça-feira (2) duas novidades para os contribuintes no que se refere ao Imposto de Renda: o extrato do IR e o início dos chamados lotes de restituição "multi-exercício", ou seja, de contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores. Até o momento, o órgão liberava lotes de restituição de acordo com o ano de declaração. Agora, os lotes de restituição da malha fina passarão a contar com vários anos em conjunto.

Extrato do IR

Para poder acessar ao extrato do IR, por sua vez, o contribuinte terá de acessar a página do órgão na internet. A consulta será disponibilizada por meio da utilização do chamado "código de acesso" ou certificação digital. Para obter o código de acesso, os contribuintes deverão informar o seu CPF, a data de nascimento e os recibos do IR de 2008 e de 2009. Na ausência do recibo, poderá ser pedido o título de eleitor.

De acordo com a Receita Federal, o extrato do IR trará os valores calculados do imposto, o total de deduções, a base de cálculo e, também, o número de cotas a pagar, ou o valor da restituição. A expectativa do Fisco é que a novidade permita aos contribuintes regularizar suas pendências com a Receita Federal.

Após obter o código de acesso, o contribuinte poderá verificar pendências na declaração do IR (que aparecerão após o processamento dos documentos), acompanhar o pagamento do imposto e alterar opções referentes ao débito automático das cotas, além de poder identificar eventuais problemas no depósito de sua restituição. Com o serviço, os contribuintes também poderão parcelar débitos em atraso do IR, ou outras pendências com a Receita Federal ou Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

Lotes multi-exercício

A Receita Federal informou que o pagamento dos lotes residuais, ou seja, referentes a pessoas físicas que caíram na malha fina em anos anteriores, eram pagos de acordo com ano-exercício e os contribuintes demoravam até três meses para receber a restituição após a liberação.

Com o início dos chamados lotes "multi-exercício", a Receita informou que, em todos os meses, haverá restituição de todos os exercícios. "Os contribuintes lierados da malha fina esperarão no máximo um mês para receber a restituição, após a liberação", informou o órgão.
Imprimir