Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Criança recebe até 12 horas de raios UV por dia para tratar doença rara

Bem Estar

Uma estudante norte-americana tem que passar até 12 horas por dia sob raios ultravioleta para impedir que sua pele fique amarela devido a uma rara doença hepática.

De acordo com o jornal britânico “Daily Mail”, Brianna Minnich, de 9 anos, passa todas as noites dormindo sob as luzes azuis para combater a doença que pode causar danos cerebrais.

Moradora de Whitehall, nos Estados Unidos, ela sofre da síndrome de Crigler-Najjar, uma condição rara que afeta apenas 200 pacientes em todo o mundo, segundo o jornal britânico.

É uma doença causada por defeitos no metabolismo das bilirrubinas, que são restos da destruição das hemácias velhas e defeituosas pelo baço, que passam a ser produzidas em níveis perigosamente elevados.

A pele e os olhos da menina ficam amarelados sempre que ela tem uma súbita mudança de humor causada por outras doenças, ferimentos ou estresse – como intimidações na escola ou até mesmo uma discussão com seu irmão.

Os raios UV ajudam a diminuir esses níveis quando entram em contato com células vermelhas do sangue e do tecido da pele. Com isso, Brianna fica salva de qualquer dano a longo prazo.

Atualmente, ela tem que dormir em uma câmara de fototerapia, mas quando ficar mais velha é provável que necessite de um transplante de fígado. Esta solução, segundo médicos, pode curá-la. Entretanto, existe a preocupação de rejeição do órgão

Apesar da doença, a menina, que mora com os pais e um irmão, não deixa que a doença a impeça de fazer planos, entre eles, o de se tornar uma estrela da televisão. De acordo com o pai de Brianna, Bob Minnich, ela gosta de cantar, tocar violão, desenhar, além de participar de vários espetáculos produzidos em sua escola.

Imprimir