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Notícias / Educação

Parlamentar Jovem de Mato Grosso defende ações protagonistas

Da Assessoria/Seduc-MT

“É preciso curiosidade. Vontade de aprender. O aluno tem que querer e não pode se limitar a um breve espaço de tempo de estudo, precisa ser o protagonista de sua vida”. A avaliação é do estudante Lucas Martins Bernardino, de 16 anos, escolhido no Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2012. Na tarde de terça-feira (09.10), o rapaz foi recebido pelo secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, que parabenizou pela iniciativa apresentada na Câmara dos Deputados.

Lucas defende a inserção curricular, nos cursos destinados a formação dos profissionais da educação, disciplinas que promovam a inclusão social, garantindo real autonomia da pessoa com deficiência. Incentivar a formação continuada daqueles que já se encontram na docência e instituir a data de 3 de dezembro como sendo destinada a sensibilização no espaço escolar para o debate sobre os direitos das pessoas portadoras de deficiência. Por fim, garantir educação com qualidade social. Esses são os dispositivos do Projeto de Lei apresentado pelo representante mato-grossense no Parlamento Jovem.

Cursando o 3º ano do ensino médio regular na Escola Estadual Senador Filinto Muller (Arenápolis), Lucas Bernardino foi um dos cinco parlamentares jovens com projetos aprovados pela bancada de 72 outros integrantes do Programa. “Em nove anos de execução do Programa essa foi a primeira vez que um projeto do Estado é selecionado”, comemora o estudante. Agora o projeto será avaliado na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado será remetido ao Senado e, posteriormente, poderá ter seu texto transformado em lei. “Será um sonho caso seja aprovado”.

Para Lucas Bernardino, atuar como parlamentar é mais do que a garantia de uma viagem ou a possibilidade de assimilar conhecimento sobre o papel do Legislativo no Distrito Federal. Seu papel é muito maior. “Tenho a função de auxiliar no processo de difusão do protagonismo juvenil”.

O rapaz já possui um longo histórico no desenvolvimento de atividade de protagonismo, como a instituição do Coletivo Jovem e da reativação do Grêmio Estudantil Escolar. Ele também integrou uma comitiva de 25 pessoas que participaram das discussões promovidas durante a Rio+20. “É preciso seguir em frente, querer se envolver. Sempre procuro disseminar informações aos meus colegas, promover a socialização das atividades, incentivar a prática de ações que promovam a reflexão”.
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