Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Escoteiros realizam desafio pelo Rio Cuiabá com apoio do Senar

Da Assessoria/ Senar MT

Uma aventura pelo Rio Cuiabá, aguçando o olhar de jovens de 15 a 21 anos sobre a importância do meio ambiente e os costumes de comunidades ribeirinhas ao mesmo tempo que promove o espírito do trabalho em equipe. Esta é a proposta do "Desafio Pet: Aventura no Rio Cuiabá e Mutirão Comunitário", que irá ocorrer entre os dias 12 e 14 de outubro. Nessa sexta-feira (12.10), às 13h00, ocorre a abertura do evento, na sala de reuniões do Centro de Eventos da Acrimat, no Parque de Exposições de Cuiabá, seguida por uma palestra sobre meio ambiente.

O projeto é da Associação dos Pais e Amigos do Grupo Escoteiro Uniselva (Apageu), fundada há 31 anos com sede na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e que conta com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

A aventura começou há mais de três meses, quando cerca de 40 escoteiros (de Cuiabá, Várzea grande, Santo Antonio do Leveger, Nova Mutum e Lucas do Rio verde) recolheram milhares de garrafas Pet para construírem jangadas flutuantes utilizando técnicas escoteiras. "Essas embarcações serão conduzidas pelos escoteiros, com remos, no trajeto entre Cuiabá e Santo Antonio do Leveger, sempre com apoio logístico da Marinha e do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança desses jovens", revela o presidente da Apageu, Laerton da Silva.

A escotista (adulta do grupo) e professora da UFMT, Vânia Maria Arantes, explica que durante o trajeto pelo Rio Cuiabá, os jovens irão parar na comunidades ribeirinhas de Várzea Grande (Engordador, Bom Sucesso e Praia Grande) e de Santo Antonio (Engenho Velho), nesta última onde será montado acampamento. O trajeto foi pensando para oportunizar aos jovens o estudo da fauna, da flora, da qualidade da água, das particularidades turísticas e dos costumes locais. "Queremos que eles tenham um novo olhar sobre o meio ambiente e sobre o entorno do rio, conhecendo a cultura das comunidades tradicionais, por meio de uma interação com os ribeirinhos e os costumes locais", destacou.

Segundo o coordenador da Equipe de Aprendizagem Rural, Valter Bende, além do patrocínio o Senar-MT irá realizar oficinas de Ação Social na Comunidade Engenho Velho (Santo Antonio do Leveger), no sábado (14.10). "O instrutor da área de Educação Ambiental, que presta serviços ao Senar, Antonio Rios, irá proporcionar uma discussão sobre o futuro da economia nas comunidades ribeirinhas", antecipa. "Os participantes ainda terão a oportunidade de escolherem qual o treinamento de 40 horas desejam que o Senar realize na comunidade. As opções são treinamentos de Apicultura, Piscicultura, ou Espécies Florestais e Viveirista", revela Bende.

O "Desafio Pet: Aventura no Rio Cuiabá e Mutirão Comunitário" ainda envolve os Sindicatos Rurais de Cuiabá e de Santo Antonio do Leverger, parceiros do Senar. Além da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e apoio da prefeitura de Santo Antonio. Informações podem ser obtidas pelo e-mail escotismouniselva@gmail.com .
Imprimir