Imprimir

Notícias / Brasil

Petrobras abre inscrição de patrocínio de projetos sociais e ambientais

G1

 Estão abertas as inscrições da Petrobras para as Seleções Públicas do Programa Petrobras Ambiental (PPA) e do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania (PPD&C). A companhia destinará, em dois anos, R$ 102 milhões para patrocínio a projetos ambientais e R$ 145 milhões para projetos sociais em todo o país, o maior investimento de todas as edições dos programas. As inscrições podem ser feitas até 18 de novembro pelo site.

A cada dois anos, a Petrobras realiza seleções públicas. No processo seletivo de projetos ambientais, poderão candidatar-se exclusivamente organizações sem finalidades econômicas com atuação no terceiro setor. Na seleção de projetos sociais, além destas, organizações governamentais também poderão enviar propostas. Em ambos os processos os projetos deverão ser executados em 24 meses.

Os projetos ambientais devem estar relacionados ao tema "Água e Clima" e atuar em uma das linhas de atuação do Programa Petrobras Ambiental: gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos; recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce; e fixação de carbono e emissões evitadas. O objetivo do programa é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil com investimentos em iniciativas voltadas à conservação e preservação dos recursos ambientais e consolidação da consciência ambiental brasileira, por isso a educação ambiental deve ser o tema transversal de todos os projetos.

Os projetos sociais inscritos devem estar inseridos em ao menos uma das seguintes linhas de atuação do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania: geração de renda e oportunidade de trabalho; educação para a qualificação profissional; garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O objetivo geral do programa é contribuir para o desenvolvimento local, regional e nacional, gerando a inserção social de pessoas e grupos que vivem em risco ou em desvantagem social no país, reduzindo a pobreza e a desigualdade.

Criado em 2003, o Programa Petrobras Ambiental patrocina atualmente cerca de 100 projetos, tendo alcançado dezenas de bacias e ecossistemas em seis biomas brasileiros, sendo Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e ambiente marinho e costeiro. Suas ações já envolveram diretamente mais de 4 milhões de pessoas, além de mais de 1.500 parcerias, 1.910 publicações, 8.895 cursos e palestras e o estudo de mais de 8 mil espécies nativas. O Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, criado em 2007, mantém cerca de 375 projetos patrocinados em todo o país. Suas ações já envolveram diretamente 17,6 milhões de pessoas.

Seleção de projetos

Os projetos passarão por triagem administrativa, técnica, comissão de seleção e, em última instância, por um Conselho Deliberativo. Eles serão avaliados por profissionais da companhia, técnicos e especialistas externos, representantes do Governo, do Terceiro Setor, de universidades e da imprensa. A divulgação dos projetos selecionados está prevista para o primeiro trimestre de de 2013, no site.

As caravanas

De setembro a novembro, a companhia realizará caravanas em todos os estados do país, para capacitar as organizações proponentes na elaboração de projetos sociais e ambientais. As caravanas são palestras gratuitas, para prestar esclarecimentos às instituições do Terceiro Setor, sobre o roteiro de elaboração de projetos adotado pela Petrobras.
Imprimir