Imprimir

Notícias / Esportes

Hulkenberg substitui Pérez na Sauber e vaga de Kobayashi segue indefinida

Globo Esporte

Após perder o mexicano Sergio Pérez para a McLaren, a Sauber parece decidida a renovar completamente seu quadro de pilotos para a próxima temporada. A contratação de Nico Hulkenberg pela equipe suíça já é dada como certa pela imprensa internacional. Mas o alemão, que corre ao lado de Paul di Resta na Force India e ocupa a 12ª posição no campeonato, não deve ser a única novidade da escuderia comandada por Monisha Kaltenborn para 2013. Sem recursos para manter sua vaga, o japonês Kamui Kobayashi pode abrir espaço para a contratação do mexicano Esteban Gutiérrez, piloto de testes do time.

Monisha, que se tornou a primeira chefe de equipe mulher da F-1 após assumir o cargo deixado por Peter Sauber, afirmou que o time deve oficializar suas contratações até o final da temporada. O trabalho de Kobayashi tem sido bem recebido na Sauber, mas o japonês não possui patrocínio suficiente para disputar a categoria no ano que vem. Nem o terceiro lugar no GP do Japão facilitou a vida do competidor nipônico e, para complicar a situação, o piloto foi punido na Coreia após causar um acidente que prejudicou Jenson Button e Nico Rosberg.

Segundo a imprensa britânica, a promoção de Gutiérrez ao time principal seria, em parte, exigência dos patrocinadores mexicanos da Sauber, que mantém contratos com o império do magnata Carlos Slim, apontado pela revista “Forbes” como o homem mais rico do mundo. Apesar das relações estreitas com a Telmex, empresa de telefonia comandada pelo bilionário mexicano, a escuderia suíça, que figura em 6º lugar no campeonato de construtores, não conseguiu segurar Pérez, uma das revelações da temporada. A gigante das telecomunicações foi responsável pela entrada do jovem piloto de 22 anos na equipe, em 2011.

Assim como Pérez, Gutiérrez contou com o suporte da “Escuderia Telmex”, projeto que desenvolve pilotos do México e lhes dá apoio para competir nas principais categorias do automobilismo mundial. O projeto ajudou Pérez desde os 14 anos de idade até o acerto com a McLaren para 2013, e continua promovendo Gutiérrez. Este ano, Gutiérrez disputou a GP2 pela equipe Lotus e terminou o campeonato na terceira posição, atrás do italiano Davide Valsecchi e do brasileiro Luiz Razia.

Dança das cadeiras’ na Force India

A transferência de Hulkenberg para a Sauber também movimenta a corrida pela vaga recém-criada na Force India. O suíço Sébastien Buemi e o espanhol Jaime Alguersuari, que correram pela Toro Rosso entre 2009 e 2011, e o alemão Adrian Sutil, ex-piloto da Spyker e da Force India, são apontados como candidatos interessados em um lugar no time inglês. Kobayashi também poderia suceder Hulkenberg, mas precisará encontrar um novo patrocinador se quiser seguir na F-1. Com 50 pontos, o japonês ocupa a 11º posição no ranking, logo atrás de seu atual companheiro Pérez, que soma 66 pontos.

Imprimir